Pular para o conteúdo principal

FECHADO PARA BALANÇO

FECHADO PARA BALANÇO
                                                           Aline De Negri Silva  - PSICÓLOGA CRP 07/15597

E mais uma vez chegamos ao final de mais um ano...       
Esse é um dos períodos que mais trazem sentimentos contraditórios nas pessoas que podem variar da euforia, entusiasmo, alegrias e expectativas, ao nervosismo, irritação, desapontamentos, tristeza e decepções.
Toda data vem pautada de representações e significados e toda vez que se vira o ano, é bastante provável que as pessoas cheguem a uma espécie de “balanço” pessoal em que geralmente chegam à conclusão de que nem tudo saiu como estavam planejando ou até mesmo era previsto.
A cada novo ano, é como se fosse feita uma fotografia da situação atual de sua vida para comparar com o anterior. À medida que os meses se passaram nesse período anual expectativas foram criadas, atitudes foram colocadas em prática em prol de objetivos, a maioria coloca objetivos materiais no rol de metas pessoais, como por exemplo: a tão sonhada casa própria, aquisição do primeiro carro ou um carro novo, a mudança de emprego, a tão sonhada promoção no trabalho, a formatura, a mudança de carreira, um filho, entre tantas outras...
Eis que o final de ano vem, e parte das pessoas vem carregadas de uma tristeza pessoal diante do “balanço” dos fatos vitais ocorridos no decorrer do período de um ano. E a pergunta que martela insistentemente: E porque a tristeza? Se o final de ano é uma época festiva? Se o Natal significa paz, alegria, fraternidade e generosidade.
Em geral as pessoas ao refletirem sobre os acontecimentos, costumam enxergar somente o lado negativo. E o que se fez de positivo, e as boas relações construídas ao longo do ano?
Problemas sempre vão ocorrer, fatos inesperados também aparecem. Cabe a cada um pensar sobre o que realmente vai levar em conta em seu balanço pessoal, se os problemas servirão como amadurecimento e enfrentamento pessoal ou como foco de desinteresse em encarar a vida de frente e fortalecimento para construção de uma base real em suas vidas.
Ao proporcionar alegrias verdadeiras, é necessário encarar as discordâncias e problemas de meses atrás, visualizando-os como um aprendizado e que sirva para construção de uma base pessoal, e que essa base venha a ser fruto de um trabalho que perdure para os próximos anos inteiros.
Caso contrário as luzes, os enfeites e a magia do período natalino só serviram para disfarçar o que não está bem em cada um.
E você? Qual é o seu balanço?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Práticas Esportivas, uma reflexão acerca de benefício à saúde mental.

Práticas Esportivas, uma reflexão acerca  de benefício à saúde mental. ALINE DE NEGRI SILVA- PSICÓLOGA- CRP 07/15597 PSICOPEDAGOGA - Especialista Em tempos de olimpíadas é importante lembrar o quanto cuidar não só da mente como do corpo é importante para os indivíduos no dia a dia, tendo sim contribuições positivas para o desenvolvimento e o equilíbrio dos indivíduos incluindo o equilíbrio mental e emocional. A prática regular de exercícios físicos  vem acompanhada de benef´cios que  se apresentam em todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras além de desenvolver habilidades psicossociais e regras de convivência interpessoal de extrema importância para o desenvolvimento mental desde a infância até a vida adulta. Com relação ao aspecto da saú

CARREIRAS E ESCOLHAS

Carreira e escolhas Se pensarmos que passamos oito horas diárias em nosso ambiente de trabalho, é importante também definir que esse deveria ser um bom lugar para se estar. Bem estar é fundamental no ambiente onde estivermos principalmente o de trabalho, não só pelo bem estar em si mas pelo sentido social salário e benefícios bem como desempenho nas atividades que diretamente irão refletir no contato social. Todo processo de escolha é um processo de exclusão, existe um mar de opções a nossa volta e a nosso dispor mas apenas algumas ocupações ou uma serão necessárias para nos responder aos nossos objetivos e nossos anseios. Ao escolher uma determinada área estaremos excluindo o restante das opções e desenvolvendo uma delas. Conflitos internos existem quanto a esses tipos de buscas por uma profissão uma ocupação ou uma carreira. Não é raro adolescentes terem dúvidas acerca de que caminho universitário ou que escolha profissional seguir, a adolescência é um período conflitant