Pular para o conteúdo principal
A RELAÇÃO ACABOU... MAS OS NEGÓCIOS COM O EX COMPANHEIRO DERAM CERTO O QUE FAZER?



Todo tipo de separação envolve algum tipo de sofrimento, desafetos ou ainda vem seguida por indisposição para conviver lado a lado com a pessoa que um dia foi o sonho na vida um do outro tanto pessoal quanto a nível profissional.
Quando se tem um negócio, um bom negócio que deu certo e decidem se separar. Quando casais ou parceiros perdem o encantamento um pelo outro ao gerir um negócio juntos até mesmo pelo desgaste devido ao convívio contínuo normalmente os resultados não são bons em termos pessoais.
Existem pessoas que conseguem ter a capacidade de discernir a relação dos negócios e outras que não, que optam por um comprar a parte do outro ou ainda separar a sociedade. Mas se optarem por seguir trabalhando em parceria existirão grandes desafios pela frente.
Creio que o principal desafio é que se há um desgaste pessoal, mas não profissional, em determinado tempo, haverá a possibilidade de ambos conhecerem novos pares para formação de novo convívio pessoal ou familiar e a aceitação dessas situações para cada um, nem sempre é tranqüila. Podendo ocorrer de ambos acabarem trazendo mágoas ou situações pessoais à tona em ambiente laboral tornando os negócios difíceis e o clima emocional de trabalho desgastante e tenso.
Para se evitar esse tipo de conseqüência é preciso antes de mais nada ser profissional e ter postura profissional diante dos negócios o que na maior parte das vezes não é nada fácil. Porém é necessário pensar que existem empresas clientes, clientes pessoas físicas entre outros que são atendidos pelos profissionais que aí estão sendo eles atendidos por ex casais,ex  companheiros ou não.
A vantagem de ambos terem espírito empreendedor e permanecerem apenas trabalhando como aliados é que pode haver uma espécie de “disputa” emocional para demonstrar quem é mais capaz de gerir os negócios, sendo que a competitividade faz parte do instinto natural do ser humano na busca da sobrevivência antropologicamente falando e inclusive no mundo dos negócios.
Se ambos têm bons pensamentos no sentido de empreendedorismo, mas na vida pessoal, as afinidades não são as mesmas, e ambos forem bem resolvidos quanto a esses aspectos o importante é deixar regras claras de quem ficará responsável pelo que e de que forma isso será desempenhado em ambiente de trabalho para não haver disputas emocionais futuras.
Quanto à vida familiar existem situações que se é um ex casal com filhos entre as vantagens está a possibilidade de facilitar uma separação com guarda de filhos compartilhada por exemplo: em que a comunicação e a proximidade para resolver esse tipo de tarefa também é facilitada por estarem próximos diariamente.
As desvantagens a nível emocional e psíquico podem ser muitas, por vezes um quer forçar “a barra do outro” emocionalmente aparecendo com um novo companheiro, ou companheira como uma espécie também de competitividade pessoal, o que pode não vir a ser nada saudável psicologicamente falando.
A terapia pode ajudar muito. E o papel do psicólogo é mais de um mediador de conflitos e de terapeuta familiar e ou empresarial.

Há casos em que os conflitos estão tão latentes em ambos que o melhor seria uma separação afetiva e um bom mediador de conflitos para resolução em relações empresariais e comerciais pontuando para pensar sobre as definições de ações e soluções de problemas apontando caminhos ajudando a fixar regras, separando a afetividade e as habilidades negociais.

Aline De Negri Silva
PSICÓLOGA CRP 07/15597
PSICOPEDAGOGA ORGANIZACIONAL – especialista
Atua na área organizacional, recursos humanos, avaliação psicológica clínica e empresarial, atendimento clínico e empresarial especializado com atendimento em Clínica própria no município de Novo Hamburgo- RS.
Contato: aline.negri.silva@gmail.com Fone: (51) 8406 4406(51) 3066 4140.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FECHADO PARA BALANÇO

FECHADO PARA BALANÇO                                                             Aline De Negri Silva  - PSICÓLOGA CRP 07/15597 E mais uma vez chegamos ao final de mais um ano...         Esse é um dos períodos que mais trazem sentimentos contraditórios nas pessoas que podem variar da euforia, entusiasmo, alegrias e expectativas, ao nervosismo, irritação, desapontamentos, tristeza e decepções. Toda data vem pautada de representações e significados e toda vez que se vira o ano, é bastante provável que as pessoas cheguem a uma espécie de “balanço” pessoal em que geralmente chegam à conclusão de que nem tudo saiu como estavam planejando ou até mesmo era previsto. A cada novo ano, é como se fosse feita uma fotografia da situação atual de sua vida para comparar com o anterior. À medida que os meses se passaram nesse período anual expectativas foram criadas, atitudes foram colocadas em prática em prol de objetivos, a maioria coloca objetivos materiais no rol de metas pessoais, co

Práticas Esportivas, uma reflexão acerca de benefício à saúde mental.

Práticas Esportivas, uma reflexão acerca  de benefício à saúde mental. ALINE DE NEGRI SILVA- PSICÓLOGA- CRP 07/15597 PSICOPEDAGOGA - Especialista Em tempos de olimpíadas é importante lembrar o quanto cuidar não só da mente como do corpo é importante para os indivíduos no dia a dia, tendo sim contribuições positivas para o desenvolvimento e o equilíbrio dos indivíduos incluindo o equilíbrio mental e emocional. A prática regular de exercícios físicos  vem acompanhada de benef´cios que  se apresentam em todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras além de desenvolver habilidades psicossociais e regras de convivência interpessoal de extrema importância para o desenvolvimento mental desde a infância até a vida adulta. Com relação ao aspecto da saú

CARREIRAS E ESCOLHAS

Carreira e escolhas Se pensarmos que passamos oito horas diárias em nosso ambiente de trabalho, é importante também definir que esse deveria ser um bom lugar para se estar. Bem estar é fundamental no ambiente onde estivermos principalmente o de trabalho, não só pelo bem estar em si mas pelo sentido social salário e benefícios bem como desempenho nas atividades que diretamente irão refletir no contato social. Todo processo de escolha é um processo de exclusão, existe um mar de opções a nossa volta e a nosso dispor mas apenas algumas ocupações ou uma serão necessárias para nos responder aos nossos objetivos e nossos anseios. Ao escolher uma determinada área estaremos excluindo o restante das opções e desenvolvendo uma delas. Conflitos internos existem quanto a esses tipos de buscas por uma profissão uma ocupação ou uma carreira. Não é raro adolescentes terem dúvidas acerca de que caminho universitário ou que escolha profissional seguir, a adolescência é um período conflitant