Pular para o conteúdo principal

CARREIRAS E ESCOLHAS

Carreira e escolhas

Se pensarmos que passamos oito horas diárias em nosso ambiente de trabalho, é importante também definir que esse deveria ser um bom lugar para se estar.
Bem estar é fundamental no ambiente onde estivermos principalmente o de trabalho, não só pelo bem estar em si mas pelo sentido social salário e benefícios bem como desempenho nas atividades que diretamente irão refletir no contato social.
Todo processo de escolha é um processo de exclusão, existe um mar de opções a nossa volta e a nosso dispor mas apenas algumas ocupações ou uma serão necessárias para nos responder aos nossos objetivos e nossos anseios.
Ao escolher uma determinada área estaremos excluindo o restante das opções e desenvolvendo uma delas.
Conflitos internos existem quanto a esses tipos de buscas por uma profissão uma ocupação ou uma carreira.
Não é raro adolescentes terem dúvidas acerca de que caminho universitário ou que escolha profissional seguir, a adolescência é um período conflitante e de difíceis definições.
Não é raro também um belo dia aparecer um cidadão de meia idade ou depois de aposentado e se perguntar se o que está fazendo de sua vida ou se foi uma boa escolha ou não. Até mesmo se ainda está em tempo de mudar ou escolher ou refazer.
As escolhas são única e exclusivamente nossas tão nossas quanto nossos sonhos e as responsabilidades das conseqüências dessas escolhas também, sejam elas positivas ou negativas.
Acreditem a escolha pela carreira define muito sobre o que ou quem queremos ser e fará parte da definição acerca de sermos ou não felizes no que escolhermos ser.
Fazer uma escolha por vocação não é uma mera escolha e sim uma definição do que estaremos fazendo de nossas vidas. O cotidiano do trabalho influi diretamente na vida e nas emoções das pessoas. Um bom exemplo disso é a realização de um projeto de trabalho importante  que traz como resultados sentimentos positivos.
Na atualidade é necessário uma visão organizacional que tenha como estratégia proporcionar um bom ambiente de trabalho, sendo agradável tendo como conseqüência um bom ambiente de produtividade e por conseqüência o bom andamento das tarefas intrínsecas ao trabalho.
Portanto certos fatores são fundamentais em nosso ambiente como por exemplo:
o relacionamento,  e o saber  acerca  de como as pessoas se sentem com relação às suas tarefas.

Aline De Negri Silva - Psicóloga CRP 07/15597

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ELABORANDO O LUTO...

  Poucos temas da psicologia são tão carregados de tabu, quanto o processo de elaboração do Luto, as pessoas têm dificuldades de falar sobre o tema e consequentemente dificuldade de passar por esse processo. O luto (do latim luctu) é um conjunto de reações a uma perda significativa, geralmente pela morte de outro ser humano. Segundo John Bowlby, quanto maior o apego ao objeto perdido que geralmente é a uma pessoa querida, seja ela amiga, familiar, ou pessoas de convívio e grupo de apoio, maior o sofrimento do luto. O luto tem diferentes formas de expressão em culturas distintas, ou povos distintos e até mesmo em formas de sentir que são distintas para cada um. O que pode caracterizar o processo de luto geralmente tem relações com as lembranças e relembranças da perda principalmente de ordem emocional, aliadas ao sentimento de tristeza e desamparo por manifestações de emotividade e choro. Este processo costuma evoluir dando vasão às lembranças e relembranças que são alternadas ...

FECHADO PARA BALANÇO

FECHADO PARA BALANÇO                                                             Aline De Negri Silva  - PSICÓLOGA CRP 07/15597 E mais uma vez chegamos ao final de mais um ano...         Esse é um dos períodos que mais trazem sentimentos contraditórios nas pessoas que podem variar da euforia, entusiasmo, alegrias e expectativas, ao nervosismo, irritação, desapontamentos, tristeza e decepções. Toda data vem pautada de representações e significados e toda vez que se vira o ano, é bastante provável que as pessoas cheguem a uma espécie de “balanço” pessoal em que geralmente chegam à conclusão de que nem tudo saiu como estavam planejando ou até mesmo era pr...

NÃO É O QUE SE FALA E SIM COMO SE FALA...

NÃO É O QUE SE FALA E SIM COMO SE FALA... Não é o que se fala e sim como se fala. Muitos mal entendidos e mal estar nas relações entre as pessoas em geral estão em como as informações são dirigidas ao outro das suas relações. Sejam essas relações no trabalho na família, no grupo de amigos ou nas situações do cotidiano em geral. Muitas vezes supõe-se que o outro vai entender nas entrelinhas, subentende-se ou subjulga-se a capacidade do outro de entender a mensagem que queremos passar, mas nem sempre as informações são passadas de forma adequada e clara. Ou ainda, lá no íntimo fica guardado o que não foi dito, o que não está claro, o que não é fato. E lá no fundo ficam guardados os sentimentos que tomam proporções e que quando vem à tona em formato de emoções vem com toda essa energia canalizada, esse investimento emocional guardado e não obstante se ouvem as queixas... As queixas vem em tom de voz exacerbado, em tom de intensidade multiplicadas e em tom muitas vezes de ag...