Pular para o conteúdo principal

Práticas Esportivas, uma reflexão acerca de benefício à saúde mental.

Práticas Esportivas, uma reflexão acerca de benefício à saúde mental.



ALINE DE NEGRI SILVA- PSICÓLOGA- CRP 07/15597
PSICOPEDAGOGA - Especialista


Em tempos de olimpíadas é importante lembrar o quanto cuidar não só da mente como do corpo é importante para os indivíduos no dia a dia, tendo sim contribuições positivas para o desenvolvimento e o equilíbrio dos indivíduos incluindo o equilíbrio mental e emocional.
A prática regular de exercícios físicos  vem acompanhada de benef´cios que  se apresentam em todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras além de desenvolver habilidades psicossociais e regras de convivência interpessoal de extrema importância para o desenvolvimento mental desde a infância até a vida adulta.




Com relação ao aspecto da saúde física, observamos perda de peso e de porcentagem de gordura corporal, tendo por consequências a redução de quadros críticos de saúde quanto a problemas de pressão arterial, melhoria de diabetes, melhora nos índices de colesterol, com benefícios que previnem e controlam doenças além de aumentar a expectativa de vida. 



Pequenas mudanças de hábitos de vida normalmente são capazes de potencializar grandes melhoras na área de saúde com qualidade de vida mental principalmente, pois no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda no equilíbrio de substâncias relacionadas ao sistema nervoso. Consequentemente  existem  melhoras do fluxo sanguíneo  para área cerebral, auxiliando assim na capacidade de lidar com problemas e com o estresse.


Além disso, pode ser um fator preventivo às drogas ou ainda na manutenção da abstinência de drogas para quem um dia já foi um usuário. Outro benefício importante consta como sendo a recuperação da autoestima. Quando a redução da ansiedade e do estresse estão presentes por meio do exercício físico temos um ponto de apoio para o tratamento da depressão. 



A atividade física pode apresentar inúmeros benefícios no âmbito de saúde mental, exercendo práticas no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar.



É importante lembrar que quanto maior o gasto de energia, em atividades físicas habituais, maiores serão os benefícios para a saúde principalmente saúde mental.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

FECHADO PARA BALANÇO

FECHADO PARA BALANÇO                                                             Aline De Negri Silva  - PSICÓLOGA CRP 07/15597 E mais uma vez chegamos ao final de mais um ano...         Esse é um dos períodos que mais trazem sentimentos contraditórios nas pessoas que podem variar da euforia, entusiasmo, alegrias e expectativas, ao nervosismo, irritação, desapontamentos, tristeza e decepções. Toda data vem pautada de representações e significados e toda vez que se vira o ano, é bastante provável que as pessoas cheguem a uma espécie de “balanço” pessoal em que geralmente chegam à conclusão de que nem tudo saiu como estavam planejando ou até mesmo era previsto. A cada novo ano, é como se fosse feita uma fotografia da situação atual de sua vida para comparar com o anterior. À medida que os meses se passaram nesse período anual expectativas foram criadas, atitudes foram colocadas em prática em prol de objetivos, a maioria coloca objetivos materiais no rol de metas pessoais, co

CARREIRAS E ESCOLHAS

Carreira e escolhas Se pensarmos que passamos oito horas diárias em nosso ambiente de trabalho, é importante também definir que esse deveria ser um bom lugar para se estar. Bem estar é fundamental no ambiente onde estivermos principalmente o de trabalho, não só pelo bem estar em si mas pelo sentido social salário e benefícios bem como desempenho nas atividades que diretamente irão refletir no contato social. Todo processo de escolha é um processo de exclusão, existe um mar de opções a nossa volta e a nosso dispor mas apenas algumas ocupações ou uma serão necessárias para nos responder aos nossos objetivos e nossos anseios. Ao escolher uma determinada área estaremos excluindo o restante das opções e desenvolvendo uma delas. Conflitos internos existem quanto a esses tipos de buscas por uma profissão uma ocupação ou uma carreira. Não é raro adolescentes terem dúvidas acerca de que caminho universitário ou que escolha profissional seguir, a adolescência é um período conflitant