Pular para o conteúdo principal

Práticas Esportivas, uma reflexão acerca de benefício à saúde mental.

Práticas Esportivas, uma reflexão acerca de benefício à saúde mental.



ALINE DE NEGRI SILVA- PSICÓLOGA- CRP 07/15597
PSICOPEDAGOGA - Especialista


Em tempos de olimpíadas é importante lembrar o quanto cuidar não só da mente como do corpo é importante para os indivíduos no dia a dia, tendo sim contribuições positivas para o desenvolvimento e o equilíbrio dos indivíduos incluindo o equilíbrio mental e emocional.
A prática regular de exercícios físicos  vem acompanhada de benef´cios que  se apresentam em todos os aspectos do organismo. Do ponto de vista músculo-esquelético, auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. No caso de crianças, pode ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras além de desenvolver habilidades psicossociais e regras de convivência interpessoal de extrema importância para o desenvolvimento mental desde a infância até a vida adulta.




Com relação ao aspecto da saúde física, observamos perda de peso e de porcentagem de gordura corporal, tendo por consequências a redução de quadros críticos de saúde quanto a problemas de pressão arterial, melhoria de diabetes, melhora nos índices de colesterol, com benefícios que previnem e controlam doenças além de aumentar a expectativa de vida. 



Pequenas mudanças de hábitos de vida normalmente são capazes de potencializar grandes melhoras na área de saúde com qualidade de vida mental principalmente, pois no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda no equilíbrio de substâncias relacionadas ao sistema nervoso. Consequentemente  existem  melhoras do fluxo sanguíneo  para área cerebral, auxiliando assim na capacidade de lidar com problemas e com o estresse.


Além disso, pode ser um fator preventivo às drogas ou ainda na manutenção da abstinência de drogas para quem um dia já foi um usuário. Outro benefício importante consta como sendo a recuperação da autoestima. Quando a redução da ansiedade e do estresse estão presentes por meio do exercício físico temos um ponto de apoio para o tratamento da depressão. 



A atividade física pode apresentar inúmeros benefícios no âmbito de saúde mental, exercendo práticas no convívio social do indivíduo, tanto no ambiente de trabalho quanto no familiar.



É importante lembrar que quanto maior o gasto de energia, em atividades físicas habituais, maiores serão os benefícios para a saúde principalmente saúde mental.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ELABORANDO O LUTO...

  Poucos temas da psicologia são tão carregados de tabu, quanto o processo de elaboração do Luto, as pessoas têm dificuldades de falar sobre o tema e consequentemente dificuldade de passar por esse processo. O luto (do latim luctu) é um conjunto de reações a uma perda significativa, geralmente pela morte de outro ser humano. Segundo John Bowlby, quanto maior o apego ao objeto perdido que geralmente é a uma pessoa querida, seja ela amiga, familiar, ou pessoas de convívio e grupo de apoio, maior o sofrimento do luto. O luto tem diferentes formas de expressão em culturas distintas, ou povos distintos e até mesmo em formas de sentir que são distintas para cada um. O que pode caracterizar o processo de luto geralmente tem relações com as lembranças e relembranças da perda principalmente de ordem emocional, aliadas ao sentimento de tristeza e desamparo por manifestações de emotividade e choro. Este processo costuma evoluir dando vasão às lembranças e relembranças que são alternadas ...

FECHADO PARA BALANÇO

FECHADO PARA BALANÇO                                                             Aline De Negri Silva  - PSICÓLOGA CRP 07/15597 E mais uma vez chegamos ao final de mais um ano...         Esse é um dos períodos que mais trazem sentimentos contraditórios nas pessoas que podem variar da euforia, entusiasmo, alegrias e expectativas, ao nervosismo, irritação, desapontamentos, tristeza e decepções. Toda data vem pautada de representações e significados e toda vez que se vira o ano, é bastante provável que as pessoas cheguem a uma espécie de “balanço” pessoal em que geralmente chegam à conclusão de que nem tudo saiu como estavam planejando ou até mesmo era pr...

NÃO É O QUE SE FALA E SIM COMO SE FALA...

NÃO É O QUE SE FALA E SIM COMO SE FALA... Não é o que se fala e sim como se fala. Muitos mal entendidos e mal estar nas relações entre as pessoas em geral estão em como as informações são dirigidas ao outro das suas relações. Sejam essas relações no trabalho na família, no grupo de amigos ou nas situações do cotidiano em geral. Muitas vezes supõe-se que o outro vai entender nas entrelinhas, subentende-se ou subjulga-se a capacidade do outro de entender a mensagem que queremos passar, mas nem sempre as informações são passadas de forma adequada e clara. Ou ainda, lá no íntimo fica guardado o que não foi dito, o que não está claro, o que não é fato. E lá no fundo ficam guardados os sentimentos que tomam proporções e que quando vem à tona em formato de emoções vem com toda essa energia canalizada, esse investimento emocional guardado e não obstante se ouvem as queixas... As queixas vem em tom de voz exacerbado, em tom de intensidade multiplicadas e em tom muitas vezes de ag...