Pular para o conteúdo principal

DIA DO CLIENTE E COMPORTAMENTO EM VENDAS


DIA DO CLIENTE E COMPORTAMENTO EM VENDAS

Aline De Negri Silva – PSICÓLOGA CRP07/15597
PSICOPEDAGOGA esp.

No dia 15 de setembro comemoramos o dia do cliente no Brasil, e para não deixar passar em branco, vamos lembrar quais os comportamentos que um bom vendedor tem que ter para conquistar e manter o seu cliente.
Muito se fala sobre os vendedores, e equipes e suas vendas e vários fatores que podem influenciar na conquista de seu cliente, mas pouco se fala da diferença que faz a formação para ser um bom VENDEDOR.
Geralmente, aparece em entrevistas de seleção de pessoal o vendedor que diz que vende e o vendedor que REALMENTE vende. Até mesmo para um bom profissional recrutador, as habilidades e o discurso podem se confundir num primeiro momento.
Mas aí entra efetivamente o desafio, unir discurso, prática e habilidades e comportamentos necessários para ser um efetivo vendedor. E isso não se consegue da noite para o dia vem com muita persistência, força de vontade, estudo, experiência e motivação pessoal.
A boa dica é que quanto mais tempo a pessoa tem de experiência em vendas mais aprimoramento pessoal e sucesso terá desde que sejam observadas algumas áreas básicas. Entre elas estão: conhecimentos administrativos, conhecimentos em tecnologia a favor do seu segmento, marketing incluindo desafios e objetivos e a psicologia como uma forma de entender o comportamento e os processos mentais das pessoas.
Algumas pessoas vêm com habilidades natas para a área comercial, já outras aprendem com o dia a dia, treino ou muita qualificação por formação ou cursos especializados na área.
Seguem alguns dos comportamentos interessantes a ser observados para desenvolver uma boa relação com seu cliente: Estar bem informado acerca do que está comercializando, observar o comportamento do cliente, ter perspicácia, sendo carismático. Ter conhecimentos para criar boas estratégias com postura, ética e persistência.
Outras habilidades que contribuem bastante são curiosidade e sensatez, além disso, atitudes de pró-atividade são essenciais nos dias de hoje e saber ser um bom ouvinte e um bom comunicador com criatividade fazem toda diferença!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ELABORANDO O LUTO...

  Poucos temas da psicologia são tão carregados de tabu, quanto o processo de elaboração do Luto, as pessoas têm dificuldades de falar sobre o tema e consequentemente dificuldade de passar por esse processo. O luto (do latim luctu) é um conjunto de reações a uma perda significativa, geralmente pela morte de outro ser humano. Segundo John Bowlby, quanto maior o apego ao objeto perdido que geralmente é a uma pessoa querida, seja ela amiga, familiar, ou pessoas de convívio e grupo de apoio, maior o sofrimento do luto. O luto tem diferentes formas de expressão em culturas distintas, ou povos distintos e até mesmo em formas de sentir que são distintas para cada um. O que pode caracterizar o processo de luto geralmente tem relações com as lembranças e relembranças da perda principalmente de ordem emocional, aliadas ao sentimento de tristeza e desamparo por manifestações de emotividade e choro. Este processo costuma evoluir dando vasão às lembranças e relembranças que são alternadas ...

FECHADO PARA BALANÇO

FECHADO PARA BALANÇO                                                             Aline De Negri Silva  - PSICÓLOGA CRP 07/15597 E mais uma vez chegamos ao final de mais um ano...         Esse é um dos períodos que mais trazem sentimentos contraditórios nas pessoas que podem variar da euforia, entusiasmo, alegrias e expectativas, ao nervosismo, irritação, desapontamentos, tristeza e decepções. Toda data vem pautada de representações e significados e toda vez que se vira o ano, é bastante provável que as pessoas cheguem a uma espécie de “balanço” pessoal em que geralmente chegam à conclusão de que nem tudo saiu como estavam planejando ou até mesmo era pr...

NÃO É O QUE SE FALA E SIM COMO SE FALA...

NÃO É O QUE SE FALA E SIM COMO SE FALA... Não é o que se fala e sim como se fala. Muitos mal entendidos e mal estar nas relações entre as pessoas em geral estão em como as informações são dirigidas ao outro das suas relações. Sejam essas relações no trabalho na família, no grupo de amigos ou nas situações do cotidiano em geral. Muitas vezes supõe-se que o outro vai entender nas entrelinhas, subentende-se ou subjulga-se a capacidade do outro de entender a mensagem que queremos passar, mas nem sempre as informações são passadas de forma adequada e clara. Ou ainda, lá no íntimo fica guardado o que não foi dito, o que não está claro, o que não é fato. E lá no fundo ficam guardados os sentimentos que tomam proporções e que quando vem à tona em formato de emoções vem com toda essa energia canalizada, esse investimento emocional guardado e não obstante se ouvem as queixas... As queixas vem em tom de voz exacerbado, em tom de intensidade multiplicadas e em tom muitas vezes de ag...