DIA DO CLIENTE E COMPORTAMENTO EM VENDAS
Aline De Negri Silva – PSICÓLOGA CRP07/15597
PSICOPEDAGOGA esp.
No dia 15 de setembro comemoramos o dia do cliente no Brasil, e para não deixar passar em branco, vamos lembrar quais os comportamentos que um bom vendedor tem que ter para conquistar e manter o seu cliente.
Muito se fala sobre os vendedores, e equipes e suas vendas e vários fatores que podem influenciar na conquista de seu cliente, mas pouco se fala da diferença que faz a formação para ser um bom VENDEDOR.
Geralmente, aparece em entrevistas de seleção de pessoal o vendedor que diz que vende e o vendedor que REALMENTE vende. Até mesmo para um bom profissional recrutador, as habilidades e o discurso podem se confundir num primeiro momento.
Mas aí entra efetivamente o desafio, unir discurso, prática e habilidades e comportamentos necessários para ser um efetivo vendedor. E isso não se consegue da noite para o dia vem com muita persistência, força de vontade, estudo, experiência e motivação pessoal.
A boa dica é que quanto mais tempo a pessoa tem de experiência em vendas mais aprimoramento pessoal e sucesso terá desde que sejam observadas algumas áreas básicas. Entre elas estão: conhecimentos administrativos, conhecimentos em tecnologia a favor do seu segmento, marketing incluindo desafios e objetivos e a psicologia como uma forma de entender o comportamento e os processos mentais das pessoas.
Algumas pessoas vêm com habilidades natas para a área comercial, já outras aprendem com o dia a dia, treino ou muita qualificação por formação ou cursos especializados na área.
Seguem alguns dos comportamentos interessantes a ser observados para desenvolver uma boa relação com seu cliente: Estar bem informado acerca do que está comercializando, observar o comportamento do cliente, ter perspicácia, sendo carismático. Ter conhecimentos para criar boas estratégias com postura, ética e persistência.
Outras habilidades que contribuem bastante são curiosidade e sensatez, além disso, atitudes de pró-atividade são essenciais nos dias de hoje e saber ser um bom ouvinte e um bom comunicador com criatividade fazem toda diferença!
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